Gestão, Tecnologia e Design e sua relação com a Produtividade

Como diversos analistas de tecnologia, gestão, Facility Management e outras áreas estão vendo o futuro do mercado? E o que isso reflete no espaço de trabalho?

Análises de 2018 afirmaram que as pessoas passam pelo menos duas horas por dia navegando em aplicativos. Essa mesma publicação também afirma que Brasil, Índia e China são mercados que devem ser acompanhados por empresas de tecnologia, devido ao seu grande potencial de crescimento. Além disso, acredita-se que compras via mobile vão assumir o centro do espectro de consumo em pouco tempo. Se juntarmos todas essas informações sobre mercado e tecnologia, temos uma decisão a tomar: como vamos reagir, enquanto empresas e pessoas, perante essa transformação?

A contribuição da tecnologia para o espaço de trabalho

Foi isso que a JLL se perguntou no texto Turning to tech to boost employee wellbeing, publicado em seu blog sobre tendências em Real State e FM. Em tradução livre, o título lê “usando tecnologia para impulsionar o bem estar dos colaboradores”. O artigo disserta, brevemente, sobre todas as possibilidades que a tecnologia pode agregar ao dia-a-dia das empresas, mas, principalmente, na produtividade, saúde e bem-estar das pessoas que trabalham nelas.

Em primeiro lugar, é importante desmitificar a ideia que apenas empresas do setor de tecnologia, ou companhias mais jovens, podem trazer essa visão tecnológica para seus processos e suas equipes. Na verdade, essas empresas já fazem isso há muito tempo, e foram exatamente os players que impulsionaram o conceito de transformação digital, em primeiro lugar. Hoje, não são apenas defensores da ideia, como também são exemplo de como esse dinamismo pode ser bem sucedido. Exemplo disso é o fato que as maiores e mais lucrativas empresas do mundo, e onde os grandes talentos querem trabalhar, são exatamente do setor de tecnologia (confira a lista #LinkedinTopCompanies). Agora, é vez das organizações mais tradicionais alcançarem esse gap.

Para facilitar, podemos listar diversos fatores do ambiente e da rotina de uma organização para os quais a adoção de tecnologia traria melhorias consideráveis:

  • Tecnologias de Sensores: ajudam com melhorias e redução de custos em iluminação, controle de temperatura e qualidade do ar, por exemplo;
  • IoT – Internet of Things: auxilia na liberação de espaços e equipamentos, assim como registro de incidentes;
  • Tecnologias de Integração: possibilitam a interação com um elemento externo (visitante, computador externo, etc.), sem comprometer a segurança de dados da organização.

Todas essas são tecnologias já existentes, mas em constante evolução. São, também, ferramentas que podem melhorar muito a vida de quem trabalha em grandes empresas, onde a burocracia para conseguir realizar pequenas tarefas incide diretamente na produtividade desses colaboradores. Não apenas tempo e dinheiro podem ser poupados, mas podemos adicionar à isso aumento em produtividade e retenção de talentos.

Aos avanços tecnológicos se juntam outros fatores que ajudam a facilitar e, até mesmo, humanizar o espaço de trabalho, como melhorias de design, gestão e RH. Um exemplo é a tendência do Design Biofílico, que consiste em criar ambientes com elementos mais “naturais” para a percepção humana. A ideia é trazer fatores biológicos para dentro dos escritórios, como luz natural, ar livre, plantas e até mesmo barulho de água corrente, por exemplo. Todos esses são possíveis caminhos para transformar a relação do trabalhador com o espaço e a rotina da empresa.

“Quem trabalha feliz trabalha melhor”

É o que afirma pesquisa da University of Warwick, desde 2015. O questionamento da universidade britânica descobriu que salários ou promoções não são o suficiente para realmente impulsionar a produtividade, e que os colaboradores tendem a ser mais eficientes, criativos e colaborativos quando felizes no espaço de trabalho. Bem, se happy workers are more productive, então é de interesse da companhia fazê-los felizes – mas como? A tecnologia pode ter a resposta!

O emprego de aplicativos que leem as condições do ambientes, assim como sistemas que auxiliam nos processos de trabalho são um passo na direção da satisfação do colaborador – um dos fatores mais relevantes para Facility Management. Inclusive, esses mesmos sistemas podem prover uma base de dados incrivelmente rica que ajudará a nortear os próximos passos em FM e, até mesmo, na empresa como um todo.

Dados da interação dos colaboradores com o ambiente, entre equipes, com fornecedores e clientes podem conceder diversos insights de como se dão as relações e onde estão os gargalos a serem resolvidos. Da mesma forma, relatórios de fluxos de trabalho e utilização de recursos são vitais para planejamento de gastos, otimização de tempo e aumento de produtividade.

Ou seja, utilizar ferramentas tecnológicas auxilia em duas frentes: facilitar a rotina do time; e prover dados e insights para a implantação de ainda mais melhorias.

Ainda, esse volume de dados, quando tratado e analisado em profundidade, pode servir como diferencial competitivo. Ao prestar atenção às rotinas de seus trabalhadores, a organização pode identificar os fatores decisivos que os fazem mais felizes, realizados e, logo, produtivos. Essas percepções vêm para ajudar na implantação de melhorias que irão atrair novos profissionais. Na grande competição por profissionais qualificados que vivemos hoje, oferecer o melhor espaço de trabalho faz toda a diferença.

Esse é um dos grandes desafios para a área de Facility Management: retenção e atração de talentos. E utilizar ferramentas tecnológicas nessa missão já é quase uma obrigação.

Conheça nossa solução tecnológica! O Inventsys Facility Management System é uma plataforma integrada e parametrizável que se adapta à qualquer operação de FM, elevando sua gestão de serviços para outro patamar. Saiba mais aqui:

Vamos conversar?

By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.