O que é Facility Management – segundo padrões internacionais

Recentemente, lançamos um e-book baseado na última publicação ISO a cerca da área de FM. Dois pontos interessantes sobre o conteúdo que desenvolvemos: a discussão do termo Facility e a abrangência de seus conceitos; e a importância de considerar as tendências tecnológicas nas decisões estratégicas do setor e da organização.

Você usa o termo Facility ou Facilities?

Recentemente, a padronização internacional ISO publicou a norma 41013, que discute conceitos e benefícios de FM. O comitê brasileiro do setor, responsável pela elaboração da versão brasileira da norma, buscando uma uniformização na terminologia, está padronizando o uso de Facility Management, ou Facility Manager (em inglês e no singular), em detrimento dos termos Facilidades ou Facilities. Estes termos não estão errados. No entanto, a padronização do termo ajudará no entendimento geral sobre o setor e facilitará o caminho para unificar o conceito sobre a área e as funções do Facility Manager no cenário que vivemos atualmente. Você pode ler mais sobre escopo, conceitos e benefícios de Facility Management no e-book que lançamos. O material ainda reúne análise estratégica sobre FM, e discute ferramentas inovadoras para o setor.

Leia mais sobre as Inovação e Ferramentas aqui.

Baixe o e-book completo aqui.

ISO 41013: Facility Management

Pensando nos setores público e privado, o relatório busca identificar as práticas mais comuns na área do FM, a nível internacional. O objetivo é aperfeiçoar os processos, mesmo que em diferentes mercados, setores e locais, para determinar o que abrange o gerenciamento de facilidades. O documento de normatização da ISO indica que ter um padrão na execução de serviços de FM ajudaria as organizações a melhorar sua produtividade, qualidade do produto, situação financeira, ações de sustentabilidade, motivação e segurança no espaço de trabalho, otimização de custos e, até mesmo, influenciar no branding da organização.

Essa determinação inicial, coloca o FM como um fator chave dentro das empresas, demonstrando todos os benefícios que um departamento estruturado e focado na área pode trazer. Se pensarmos todas as responsabilidades que esse gerente tem dentro de uma organização, como faz a ISO, os benefícios ficam bastante evidentes. Afinal, esta é a importância da padronização. Ou seja, deixar claro que o grande potencial do FM e todos os seus braços de atuação projetam para as organizações uma estratégia certeira: investir em seu setor de FM e extrair dele todas as possibilidades de melhoria para a organização como um todo.

FM: a importância do instrumento de nivelamento de conceitos e padrões

Uma normatização quanto aos conceitos e área de atuação do FM também ajuda a nivelar a diferença entre grandes players do mercado e empresas pequenas ou iniciantes. Isso é importante porque, até então, o setor de FM estava completamente focado nas demandas do mercado, sem atenção à qualidade do serviço ou ao potencial desperdiçado. A falta de uma estrutura de trabalho nivelada mundialmente dificulta o crescimento do setor de FM, impossibilitando a entrega de valor para as companhias.

Vale lembrar que padrões não são importantes somente para a execução dos serviços de FM, mas também para mensuração de resultados, pesquisa de satisfação e projeção de investimentos futuros.

Se pensarmos o caso do Brasil, por exemplo, fica claro como a falta de uma visão estruturada pode ter influenciado no mercado pulverizado e informal que temos na área de facility. Isso torna essa discussão ainda mais urgente para nós. Um fator que pode vir a mudar essa realidade é a profissionalização do gerente de facility (cursos de graduação ou atualização). Nesse caso, a padronização das atividades de FM também torna possível montar um currículo adequado para a formação de novos profissionais. Temos excelentes cursos de capacitação na área como os promovidos pela consultoria Facilities Services Cursos e Consultoria, sob responsabilidade da reconhecida profissional Fátima Sousa.

FM: escopo

Com relação ao escopo da área de facility, é interessante notar que a ISO 41013 apresenta uma visão bem abrangente e interessante sobre a relevância estratégica do setor. Sendo o Facility Management uma disciplina focada em processos de apoio e suporte, os também chamados Serviços Compartilhados, o foco do FM seria fornecer um largo espectro de serviços de suporte, permitindo que a organização concentre esforços em sua atividade fim. Sob este aspecto, o objetivo da área de FM é “garantir que este suporte seja entregue alinhado à missão e planejamento estratégico da organização”.

Isso significa que o FM, como um uma área de suporte ao core business, tem a grande responsabilidade de garantir a reprodução da visão estratégica da organização em cada um dos aspectos do seu dia a dia, assegurando a cadeia de valor que constitui a identidade daquela companhia. E é essa premissa que diferencia serviços isolados de um real departamento de FM. Enquanto o primeiro  é uma série de processos; o segundo é uma abordagem holística que dá suporte para o desenvolvimento da empresa em seu campo principal de atuação.

Ainda, é importante notar que Facility Management é um termo com diversos empregos, como aponta o ISO:

Meanings range from a strategic business process model that integrates support services, to the name of the unit or entity in an organization managing these services, or even down to the discipline taught.

Em tradução livre: “os significados abrangem desde um modelo estratégico de negócio que inclui serviços de suporte, até o nome da unidade ou departamento dentro da organização que gerencia esses serviços; e, até mesmo, a disciplina ensinada em cursos de ensino superior”.

Baixe o material completo aqui: ISO 41013: CONCEITOS E BENEFÍCIOS DE FACILITY MANAGEMENT


Conheça nossa solução em gestão mobile! O sistema Inventsys é uma plataforma integrada e parametrizável que se adapta à qualquer operação de serviços, elevando sua gestão a outro patamar. Saiba mais aqui:

Quer conversar conosco?

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.