Aplicativos no dia-a-dia da organização: como faz?

O que profissionais de FM de empresas mundo afora estão pensando sobre o uso de aplicativos e a transformação digital.

Como já citamos aqui no blog, pesquisas de tendências afirmam que as pessoas passam pelo menos duas horas do seu dia navegando em aplicativos para smartphone. Isso significa que essas ferramentas já fazem parte da rotina das pessoas, seja profissional ou de lazer.

Novas aplicações surgem todos os dias, pelo mundo, buscando atender as mais diversas problemáticas da vida humana. Muitos caem em desuso quase tão rápido quanto acenderam ao sucesso.

Mas a lição que fica de todos é a mesma: nossa relação com as ferramentas tecnológicas está ficando mais séria, a cada dia, e isso faz com que aplicativos (dos mais simples, aos mais complexos) conquistem usuários, investidores e o mercado, cada vez mais, no mundo todo

Em entrevista recente, Michael Taggart, Head of Digital Solutions de uma das maiores autoridades em Real State e Facility Management do mundo, a JLL, explicou porque apps estão no futuro imediato das organizações.

Sistema Inventsys para gerenciamento de serviços de Facility e Utility
Sistema Inventsys para gerenciamento de serviços de Facility e Utility

De acordo com ele, embora estejamos falando de um mercado que gira mais de 1,3 trilhões de dólares ao ano, o desenvolvimento de aplicativos ainda não está realmente presente no local onde as pessoas passam grande parte do seu dia: no trabalho. Isso significa que as empresas ainda não reconheceram o valor que essas ferramentas podem trazer para sua rotina, de seus colaboradores e de seus clientes. Contudo, como muito citamos aqui no FM INSIGHTS, isso está em transformação.

Riscos x Conveniências: porque acreditar em digitalização

Taggart entende que olhar para o mundo digital pode ser assustador para algumas empresas, que não são naturais desse setor. Contudo, é imprescindível reconhecer que a conveniência entregue pela ferramenta certa vale a pena o risco.

De costume, grande parte dos aplicativos de assuntos gerais cai por terra, ou seja, dá errado. Quando falamos de iniciativas que mesclam tecnologia e espaço de trabalho, então, a grande maioria está fadada ao erro, segundo a Forbes. Mas porque a maioria das ideias tende a não funcionar?

A principal razão para essa realidade é o fato de que a implementação de um aplicativo em uma empresa não é um processo muito diferente da criação de um app para o mercado geral. É necessário ser relevante para o usuário e entregar real valor para o seu dia-a-dia. Para isso, é indispensável pesquisar junto ao time de colaboradores o que eles realmente precisam que seja resolvido, encontrar a “dor” que , se aplacada, faria grande diferença para eles. Por isso, é muito importante contar com um parceiro de tecnologia que entenda sua operação e possa entregar uma aplicação adequada às necessidades do seu time e do seu dia-a-dia.

The best way to achieve mass adoption is to introduce an app that solves key pain points, and then scale up from there.

Michael Taggart

Ao afirmar que “o melhor jeito de alcançar adoção em massa é introduzir um app que resolva pontos de dor/conflito, e então evoluir a partir disso”, Taggart indica que pensar em seu público interno realmente não é diferente de lançar um novo produto para venda, no mercado externo.

Atualmente, são mais de 5 milhões de aplicativos no mundo, que entretêm e ajudam quase 80 milhões de usuários só no Brasil, por exemplo. Isso significa que, para grande maioria das pessoas, já é natural fazer uso dessa tecnologia. Logo, não apenas a curva de aprendizado seria pequena, como é esperado que as empresas invistam em aplicações para dentro do ambiente de trabalho o quanto antes.

Pense na facilidade de agendar salas de reunião, ou retirar um equipamento para uso, ou liberar a entrada de um visitante, ou registrar um incidente/solicitação, ou autorizar a realização de um serviço, ou liberar um técnico para um atendimento, ou gerar e tratar dados de interações do time… Tudo isso pode (e deve!) ser gerenciado através de tecnologias de gestão.


Conheça nossa solução em gestão mobile! O sistema Inventsys é uma plataforma integrada e parametrizável que se adapta à qualquer operação de serviços, elevando sua gestão a outro patamar. Saiba mais aqui:

Estamos a disposição para conversar com você!

By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.