Transformação Digital e a Retenção de Talentos

Inspirados por artigo recente da McKinsey , paramos para pensar a seguinte premissa:

“O que passa pela cabeça dos funcionários de uma organização quando ouvem o termo ‘transformação digital’?

Segundo pesquisa da McKinsey (empresa de consultoria que pensa processos, tecnologia e RH), grande maioria dos CEOs projetam que mais da metade de seu corpo de funcionários tenha que passar por atualizações ou ser substituída, dentro de cinco anos, devido a transformações digitais nas rotinas de trabalho.

Contudo, as empresas que visam investir em transformação digital têm que entender, desde já, que essa evolução não é possível sem pessoas. O talento dos profissionais que estão sendo treinados e incentivados hoje é o que fará a diferença num futuro próximo. Por esse ponto de vista, pode mais válido investir em atualizações do que em substituições – mas como identificar cada caso?

Texto extra: FM + RH – perfis estratégicos em Gestão de Facility.

Acredito que as empresas que veem a digitalização como eminente devem buscar soluções tecnológicas que abarquem seus colaboradores e se adaptem aos seus processos, visando otimizar o tempo, os gatos e os resultados. Não acredito, contudo, que seja necessário reinventar a roda, ou tratar a transformação digital como ciência de foguete. Ao mesmo tempo, não se pode ignorar o diferencial estratégico que essa evolução está trazendo para as companhias que já atuam sob essa lógica.

Essa é apenas uma ótica para encarar a digitalização, onde existem outras bem mais técnicas. Acontece que pensar a retenção de taletos nesse futuro próximo de mudanças e substituições pode ser incrivelmente pragmático. Isso porque, muito em breve, o corpo de talentos que você tem em sua empresa será mais decisivo do que as ferramentas tecnológicas que você emprega. Afinal, a técnica não faz nada sozinha, ela precisa da criatividade e dedicação das pessoas que as exploram diariamente e extraem dela dados relevantes e resultados duradouros.


Talentos: desenvolver, adquirir ou alugar?

Cada um desses três caminhos têm seus ganhos e suas perdas, seja para a companhia ou para os colaboradores. Mas essa tríade é o futuro e todos estarão se fazendo essa pergunta muito em breve. Mesmo os funcionário, hoje, já se perguntam: “quero planejar toda minha carreira em uma empresa?”, ou “quero testar diferentes ambientes, de tempo em tempo?”, ou melhor “quero ser autônomo e assumir projetos diversos?”. A transformação digital vem para diversificar as relações de trabalho, e também equilibrar a balança para o lado do colaborador, que poderá ter mais opções.

Respondendo a pergunta que abriu esses texto, imagino que o que se passa pela cabeça dos colaboradores quando pensam transformação digital é “oportunidade”. Afinal, se você pensar o conceito de forma crítica, estamos falando de incrementar o uso de soluções tecnológicas em nossas dinâmicas de trabalho para liberar os profissionais para pensar, criar e se desenvolver para além dos processos engessados que os mantinham presos. Da mesma forma, as empresas podem otimizar gastos e resultados, o que as libera para investir em novos negócios.


Como começar a pensar em transformação digital?

Nós da Inventsys vivemos pensando exatamente isso!

Transformação Digital é essencial para elevar seu negócio para outro patamar.

Recomendamos pesquisar ainda mais sobre o assunto e entender as as ramificações que essa transição acarreta na sua empresa: eficiência da execução dos serviços, controle total da operação, mobilidade e autonomia para seu time de campo e riqueza em dados e relatórios para prestação de contas e planejamento estratégico de novos investimentos. Por outro lado, você tem que pensar no treinamento da sua equipe e mudança de cultura (abandonar o papel e mensagens informais, por exemplo).

Aqui no blog, já temos materiais super completos sobre transformação digital – e estamos produzindo mais!. Leia mais sobre a importância da digitalização aqui, e baixe e-book que fala sobre conceito e tendências em Facility Management aqui.


Conheça nossa solução em gestão mobile! O sistema Inventsys é uma plataforma integrada e parametrizável que se adapta à qualquer operação de serviços, elevando sua gestão a outro patamar. Saiba mais aqui:

by Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e Desko Workspace Experience, soluções pioneiras desenvolvidas exclusivamente para o setor de Facility & Workspace Management, pensando o novo espaço de trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.