07 Desafios do Futuro em Facility Management, segundo profissionais do mundo todo

Recentemente, o FM Insights lançou um desafio para o setor de Facility Management brasileiro: uma pesquisa sobre o cenário que nosso país apresenta em relação a FM. Ao responder a pesquisa, você garante nosso e-book “FM Estratégico & Operacional: análise internacional do setor”, além da pesquisa RICS (na íntegra e em inglês) que serviu de base para esse material.

Edição: infelizmente, a pesquisa já foi encerrada. Mas tudo bem! Você ainda pode baixar infográfico que resume os dados mais interessantes aqui. Os resultados da pesquisa brasileira serão lançados em breve!

E mais: com as respostas dos profissionais brasileiros, poderemos traçar um paralelo entre os cenários; e quem respondeu nossa pesquisa, receberá esse novo material em primeira mão, antes do lançamento público.

Um dos tópicos mais interessantes da pesquisa original é o questionamento sobre grandes desafios para o profissional de Facility Management. Essa seção considerou mais de 1500 respostas de profissionais de FM e áreas afim, no mundo todo, através de um web survey. Mesmo sem uma análise em maior profundidade, a simples pergunta: “Quais os maiores desafios que FM enfrenta cada vez mais?” já nos dá indícios suficientes para alimentar a discussão que queremos estabelecer, pensando o mercado brasileiro.

Quais os maiores desafios que Facility Management enfrenta?

Analisando as respostas de profissionais de Facility do mundo todo, foram extraídos sete principais tópicos:

Lista: Os 07 Grande Desafios em Facility Management

De forma mais detalhada:

1. Controle e Redução de Custos

A grande maioria dos respondentes indicou esse como o primeiro ou segundo fator mais desafiador em seus respectivos setores de Facility Management. Isso corrobora com o que discutimos no e-book “FM Estratégico & Operacional: análise internacional do setor”, sobre como FM ainda é vista como central de custo.

2. Gerar Reconhecimento de FM pela Direção

Essa questão também foi amplamente citada na pesquisa, pois mesmo profissionais de FM ainda em níveis iniciais estão certos que o reconhecimento da direção da empresa é o combustível essencial para o desenvolvimento da área de Facility.

3. Adaptação às Tendências do Mercado de Trabalho

Conforme os respondentes, esse é um desafio multidimensional. Afinal as tendências são muitas e estão em constante mudança. As evoluções no espaço de trabalho passam por design inovador do ambiente, implementação de novas políticas  e tecnologias (como horários flexíveis, home office, espaço de trabalho virtual, trabalhador 4.0, digitalização, etc.). Mais desafiador do que acompanhar e incorporar essas novidades é conseguir a aceitação dos níveis gerenciais e o engajamento dos colaboradores. Esse é dos muitos desafios que a solução Inventsys atende, saiba mais aqui.

4. Atrair e Desenvolver Profissionais de FM

Notou-se uma preocupação geral com o desenvolvimento de novos profissionais para o setor de Facility Management. Grande número de respostas citou a deficiência em talentos para análise de dado, liderança, comunicação interpessoal e tendência a/ interesse por tecnologia.

5. Encontrar Tempo para Pensar Estrategicamente

Assim como evidenciado nas entrevistas em profundidade, dividir o tempo entre atividades do dia a dia e planejamento estratégico é a grande barreira para o crescimento do profissional de FM. Nas respostas, fica claro que as emergências e possíveis crises do dia de trabalho quase sempre tomam precedência em relação a planejamento de ações estratégicas. Teremos aqui no blog textos relacionados à Gestão do Tempo em FM, fique ligado!

6. Trabalhar com Prestadores de Serviço

Esse fator foi citado em ambas frentes da pesquisa. Não porque lidar com prestadores seja particularmente um problema, mas é visto que essa relação tem se tornado cada vez mais central para o Gerenciamento de Facility. Isso se dá porque a maioria dos serviços estão sendo terceirizados e supervisionar esse fluxo tem exigido tempo e atenção dos gerentes da área. Esse é dos tópicos que abordamos em nossa versão da pesquisa: como é sua relação com seus prestadores de serviço e como você lida com a qualidade dos serviços prestados?

7. Atingir Objetivos de Sustentabilidade

Nota-se, principalmente em empresas mais tradicionais, uma necessidade latente em pensar de forma sustentável, enquanto as companhias jovens já nasceram com essa inclinação. Segundo os respondentes, contudo, os profissionais de FM anseiam poder incorporar ideias sustentáveis em seus portfólios, processos e serviços – mas raramente o conseguem. Isso se daria porque o conceito de sustentável ainda lhes parece elusivo, enquanto eles têm que lidar com diversos incidentes pequenos, mas tangíveis, em seu dia a dia em FM.

Facility Manager: como estar preparado?

Frente aos desafios citados, que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos profissionais de FM, se torna cada vez mais importante traçar prioridades e se posicionar estrategicamente como um diferencial para a organização.

Facility Management pode alcançar esse objetivo através da inovação. Ao apostar nas tendências de mercado (muitas que já chegaram a outros departamentos como RH, Desenvolvimento de Produto e Marketing), o setor de FM se reinventa e se mostra como uma central de inovação – não de custos ou de apagar incêndios!!

O software Inventsys FMS, por exemplo, é uma das ferramentas mais inovadoras e completas do mercado, atualmente; e representa exatamente o tipo de visão que o profissional de FM tem que ter daqui em diante.

Nossa plataforma parametrizável pode de adaptar para a lógica de negócio de qualquer operação de Facility. Essa adaptabilidade faz ele uma ferramenta completa e inteligente que abraça os processos da sua operação de serviços, e entrega fluxos automatizados, formulários e ordens de serviços digitalizadas, dashboards de gráficos customizáveis.

Com uma parceria tecnológica desse tipo, você não apenas ganha em tempo e eficiência, mas também desafoga os gestores de FM do operacional, para que eles possam traçar planos estratégicos de crescimento e buscar novos desafios para o setor e para a organização.

Saiba mais sobre nossa solução aqui

By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.