Gestão 4.0: Facility Management pode ser o grande diferencial

Ao olhar para os 3 principais concorrentes da sua empresa nesse momento, o que pode ser identificado como o fator diferencial entre vocês? E porque é crucial estabelecer essa perspectiva?

Em um texto recente aqui no FM Insights discutimos a noção de que Facility pode ser o diferencial estratégico que está entre a companhia e seu maior concorrente. É inteligente para as organizações observar como seu segmento de mercado está fazendo uso do FM, e analisar se sua empresa está se diferenciando, ou ficando para trás.

O que significa ser um Gestor 4.0?

Com a crescente valorização do espaço de trabalho e o surgimento de tecnologias voltadas a colaboração e conectividade, o profissional de gestão tende a ganhar cada vez mais destaque e responsabilidade dentro das organizações.

Segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP, a ideia de Indústria 4.0 consiste na inserção de conceitos como automação e tecnologia da informação no espaço de trabalho. Ou seja, desde as grandes indústrias (que impulsionaram essa transformação) até a empresas de pequeno e médio porte, prestação de serviços e outros setores, estão passando por essa transição.

Com isso, os seis grandes princípios dessa transformação são: tempo real; virtualização; descentralização; orientação a serviços; modularidade; e interoperabilidade. Mas o que esses fatores realmente significam para o gestor?

A evolução do espaço de trabalho acarreta uma mudança de mindset de quem gerencia todo esse processo. Logo, o gestor 4.0 é aquele que traz os conceitos de automação, informação, tecnologia e mobilidade consigo o tempo todo, como norte em suas decisões. Esse profissional tem que agregar às suas tarefas diárias interagir com IoT, segurança de dados, cloud, inteligência artificial e diversos outros avanços tecnológicos que estão redefinindo o setor organizacional.

Em um cenário como este, Facility Management se torna protagonista.

Pensando Facility Management 4.0

Uma das maiores tendências que essa nova indústria tem trazido é a transformação da dinâmica do espaço e das relações de trabalho. Melhorias em produtividade, sustentabilidade, retenção de talentos e gestão inteligente de custos são pilares desse novo mercado. Não coincidentemente, todos esses fatores podem, hoje, ser responsabilidade do Facility Manager.Esse movimento da indústria coloca FM no centro do espectro da organização moderna e eleva o setor de uma área basicamente operacional, a um patamar estratégico, inovador e diferenciado. Falamos mais sobre esse conceito em nosso texto “FM: estratégico x operacional – um paradoxo?“.

Essa realidade é a base da afirmação que trazemos em nosso mais recente e-book sobre pesquisa internacional com profissionais de Facility Management. Você pode baixar o material ao responder a versão brasileira da pesquisa aqui. No texto, é discutido como é necessário encarar FM como o diferencial estratégico que pode estar entre uma empresa e seu maior concorrente.

Para lançar um olhar crítico para sua própria área de Facility, os CEOs podem avaliar como ela está sendo gerenciada em seus grandes concorrentes. Se eles estão investindo mais em FM, é por algum motivo, e deve-se pesquisar quais vantagens competitivas eles estão ganhando em relação à sua empresa. Isso é encarar Facility Management de forma estratégica.

Se os grandes players do setor que sua empresa atua seguem valorizando, inovando e investindo em certos princípios do Facility Management (espaço diferenciado, programa de retenção de talentos, branding integrado, foco em sustentabilidade, transformação digital, otimização de serviços, decisões baseadas em dados, espaço de trabalho remoto, etc), então isso é algo a que se dar atenção.

Perceber que seus grandes concorrentes estão investindo massivamente em determinados setores, entender porque, e aprender como aplicar em sua própria realidade é uma das estratégicas mais infalíveis do mercado, e que tem apenas se intensificado atualmente.

Como saber mais sobre o cenário de Facility Management no Brasil?

Estamos com o desafio de ajudar a montar um panorama da área de FM em nosso país. Para tal, analisamos um pesquisa publicada pela RICS, que foi realizada com profissionais de Facility do mundo todo – onde a maioria se tratam de grandes empresas, com porte global. Ao todo, foram mais de 350 entrevistas, e 1500 respostas em formulário online. Esta vasta fonte de informação foi a inspiração para o e-book que criamos.

Responda a pesquisa brasileira, e ganhe o e-book “FM Estratégico & Operacional: análise e pesquisa internacional do setor”, juntamente com a pesquisa original (na íntegra e em inglês). Além de disso, você receberá em primeira mão a análise comparativa que iremos montar com base dos dados da pesquisa que você mesmo respondeu.

Saiba mais sobre a plataforma Inventsys e o que ela pode fazer para sua empresa aqui:

By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.