Registro de Ponto no Celular: o futuro do trabalho é digital

De acordo com portaria do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), empresas com 10 funcionários ou mais devem implementar uma forma de registro eletrônico de ponto (REP). Sendo assim, diariamente, é obrigatório bater o ponto, confirmando seu horário de chegada/almoço/saída em equipamentos fixos em determinados lugares da empresa – através de impressão digital ou senha. E não falemos das filas, que são muito comuns em prédios com grande circulação de pessoas, e do tempo perdido e frustração que elas acarretam.

E se todo esse transtorno fosse reduzido a poucos toques no seu celular?

Segundo essa mesma portaria (1510/MTE), de 2009, fica autorizado o uso de métodos alternativos para registro de pontos dos funcionários. Isso abre espaço para a ideia do ponto virtual e móvel, através de aplicativos para smartphone. Essa possibilidade facilita o dia-a-dia dos funcionários internos, de equipes externas e, claro, do RH.

Transformação Digital: as relações de trabalho estão mudando

Medidas inovadoras para combinar segurança e praticidade são a caça ao tesouro da digitalização dos processos – sejam eles de execução de um serviço, de troca de informações, ou de gestão de jornada. Um exemplo disso são essas novas tecnologias que surgem para gestão de RH e registro de ponto virtual. A chave da questão está em garantir a segurança física e de dados da empresa/local, enquanto facilita-se ao máximo o processo para o usuário – o colaborador e a equipe de RH.

Uma das ideias inovadoras nesse sentido é a do “ponto móvel”, onde os colaboradores conseguem confirmar seus horários de entrada e saída através de sistemas e aplicativos, sem ter que enfrentar filas nas máquinas de pontos ou utilizar senhas. As plataformas diferem, claro, mas basicamente você poderá “bater o ponto” no seu próprio celular, quando chegar nas dependências da sua empresa.

Segundo a gigante em pesquisas sobre tecnologia Gartner informou ao blog Baguete, é estimado que 70% das organizações no mundo vão substituir leitura digital em máquinas estáticas, para uma leitura através de aplicativos em smartphones, até 2022. Uma gestão de horários digital confere ao corpo de colaboradores autonomia, mobilidade e otimização de processos, também contribuindo para uma melhor produtividade.

Ainda, a Gartner afirma que o interesse na digitalização dos processos organizacionais é movido por tendências como UX e CX (experiência do usuário e do cliente). Ou seja, tem se tornado cada vez mais importante entregar praticidade e tecnologia para os púbicos com que uma organização se relaciona.

O mesmo vale para visitantes e fornecedores, por exemplo. Em detrimento ao cenário que descrevemos no início do texto, um acesso simplificado na hora de visitar uma empresa parceira pode fazer toda a diferença. Sistemas que conectam o convidado diretamente às facilidades do edifício, sem ter que verificar com o anfitrião ou esperar na portaria, já fazem parte dessa tendência.

Ponto Digital: quem está fazendo a diferença

Com essa tendência se consolidando cada vez mais, já existem diversas soluções relacionadas no mercado brasileiro. Aqui, vamos listar três casos bem interessantes que nos chamaram a atenção (sem nenhuma ordem específica):

Tangerino

A Tangerino nasceu em 2013, no estado de Minas Gerais, como um projeto desenvolvido para uma outra empresa. A ideia tomou forma e se tornou independente, sendo que um dos fundadores da primeira empresa assumiu, então, a Tangerino. O foco da solução é promover uma rotina mais otimizada e um viés mais estratégico para o RH.

Nossa missão é fortalecer a conexão entre empresas e funcionários baseada em uma cultura de prosperidade empresarial.

Saiba mais aqui: https://tangerino.com.br/

Tiquetaque

Surgindo em 2015, em Porto Alegre/RS, essa solução não entrega apenas software, mas também hardware. Além de aplicativo móvel e plataforma web, a Tiquetaque desenvolveu seu próprio hardware, de produção completamente brasileira. A empresa mescla aplicações móveis com o conceito de IoT. É possível contratar apenas as soluções de software, ou o pacote completo.

“A gente acredita no poder que a tecnologia tem de transformar a vida das pessoas. E não poderia ser diferente em relação à gestão de jornada. Já era hora de transformar este cenário trazendo mais facilidade, transparência e segurança para empresas e pessoas.”

Saiba mais aqui: https://www.tiquetaque.com/

Pontomais

O Pontomais nasce em 2016, e se posiciona como um sistema de controle de ponto e de gestão de jornada online. As features incluem registro de ponto via web, via aplicativo móvel, com QRCode e, até mesmo, com reconhecimento facial. Indo além do cartão ponto, o software tem a ideia de ser uma solução para gestão de RH, possibilitando que diversos trâmites da área sejam executado dentro da plataforma (abonos, atestados e outros documentos).

“O sistema de controle de ponto online desenvolvido para empresas que querem evitar burocracia desnecessária.”

Saiba mais aqui: https://pontomais.com.br/

Gestão Digital: para além do RH

Conheça nosso aplicativo de chamados dos colaboradores!

O RH não é a única área que pode ganhar quando uma empresa abraça a ideia de uma gestão digital que dê mobilidade e autonomia aos colaboradores e outros públicos.

Um exemplo é a área de Gestão de Facility – que pode incluir o RH, muitas vezes. Desde retenção de talentos, passando por serviços internos, e chegando até otimização de custos: todos são atribuições da área de FM. Para gerenciar tudo isso, o Facility Manager precisa de uma gestão digital que entenda a área como um ecossistema.

Nossa solução, o Inventsys FMS, integra checklists inteligentes, gestão de ativos e abertura de chamados, de forma automatizada. Além disso, a funcionalidade de abertura de chamados por parte dos colaboradores pode ser liberada para todos os funcionários da empresa, de forma gratuita.

Isso nos coloca como a única solução em gestão mobile para FM que cobre todos as necessidades do setor, de forma completa e parametrizável.

Você pode conferir mais detalhes técnicos em nosso guia de produto:


By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.