Saímos vencedores: Inventsys participa de desafio em inovação da Bosch e é selecionada!

Bosch Challenge Day for Startups foi um evento promovido pela gigante de tecnologia alemã, em sua sede de Curitiba, nesse mês de agosto. No espaço Connectory, como é chamado o espaço de inovação com startups da Bosch, lançado há menos de 1 mês, a empresa recebeu diversos empreendedores e profissionais de inovação para um desafio.

Sobre a desafiante

A Bosch GmbH é uma multinacional alemã de engenharia e eletrônica, fundada ainda em 1886. Hoje, sua sede mundial ainda é na Alemanha, mas a empresa é atuante no mundo todo. Ao se posicionar como uma empresa líder em Internet das Coisas (IoT), a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas.

Esse DNA inovador transparece em outras ações da empresa, como o próprio Bosch Challenge Day for Startups, e o hub interno de inovação mantido pela empresa.

Alguns números interessantes sobre a Bosch no mundo:

  • Cerca de 410 mil colaboradores no mundo todo;
  • Cerca de 460 subsidiárias em mais de 60 países;
  • Faturamento próximo de 78,5 bi em 2018;
  • Mais de 130 hubs de engenharia.

Como foi o Bosch Challenge Day for Startups

No início de agosto, depois que apresentarmos nossa ferramenta Inventsys FMS para os coordenadores do hub de inovação da Bosch, nós fomos convidados para o evento, que aconteceu no dia 14 do mesmo mês.

A ideia é tão recente quanto o local em que ela acontece, o espaço Connectory estava sendo inaugurado naquela semana. O objetivo do projeto é promover encontros similares com regularidade para aproximar empreendedores da realidade da Bosch, estabelecendo parcerias, investimentos e networking.

Segundo os idealizadores, “o Connectory é um ambiente idealizado para o compartilhamento de experiências e conhecimentos que reúne startups, instituições de ensino e empresas a fim de fomentar a cultura de inovação. No Brasil, esse espaço tem como foco as áreas de agronegócios, transformação digital, IoT, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial“. Saiba mais sobre esse espaço inovador no site do projeto.

A dinâmica do desafio foi baseada na apresentação de um problema pela equipe da Bosch, e a determinação de etapas que os participantes teriam que executar para entregar a solução mais inovadora. As áreas atendidas foram Manufatura 4.0 e Facility Management.

A necessidade apresentada para FM foi o estabelecimento de uma rotina de limpeza de banheiros mais inteligente. Buscando “otimizar a disponibilidade dos banheiros da planta, melhorando o controle sobre o processo de manutenção e limpeza e facilitando o report de problemas”, de acordo com a equipe da Bosch.

Alguns pré-requisitos para a ideia era o uso de tecnologia, inovação de processos e foco no problema. O blueprint personalizado da Bosch utilizado no desafio pedia que cada startup participante considerasse as seguintes questões:

  • Bosch Wishes – o desafio técnico estabelecido pela empresa;
  • Proposed Solution – qual é e como funcionaria a solução a ser proposta;
  • Key Hypothesis – hipóteses que sustentam a solução proposta;
  • Plan to Test – planejamento de como testar a ideia;
  • Mininum Success Criteria – fatores para considerar o sucesso do teste;
  • Expected Benefits (Startup/Bosch) – quais os benefícios que a startup do projeto e a Bosch têm a ganhar com a solução.

Ao todo, participaram do encontro sete startups brasileiras. Apenas duas foram selecionadas para implementar seus projetos, uma de cada área atendida pelo desafio. A Inventsys, com seu software para gestão de serviços de Facility Inventsys FMS, foi vendedora na categoria Facilty Management. A solução em softwares de simulação que ajudam os seus clientes no desenvolvimento de produtos e projetos da Smarttech foi a escolhida na categoria Manufatura 4.0.

Inventsys: perfil inovador

Não é a primeira vez que a Inventsys é reconhecida por seu perfil de empresa inovadora, tanto por sua cultura, quanto por sua solução tecnológica. Em julho, fomos selecionados no evento 100 Open Startups, e no setor Construction (que inclui aplicações para construção, real state e manutenção), ficamos no Top 3! Esse ranqueamento nos coloca como uma das soluções mais promissoras do mercado brasileiro, e acelera nosso crescimento como empresa, e como ferramenta.

Esse encontro adotou o mesmo conceito de Open Innovation que o Bosch Challenge Day for Startups. O objetivo foi aproximar empresas líderes de mercado (e mais tradicionais) de soluções inovadoras, promover interação com possíveis investidores, e criar networking para as startups.

Ainda, em nossos primórdios como startup, em 2015, nossa solução para smart cities foi votada pela IBM Global como uma das melhores soluções do mundo. E, em 2016, fomos premiados pela ThyssenKrupp como a solução mais inovadora para gerenciamento de operações sobre ativos geolocalizados.

Essa lista de reconhecimentos atesta nosso histórico como uma solução inovadora para o setor de tecnologia de serviços, gestão de ativos e contratos e automação de processos.

Inovação nas Empresas

Segundo Maximiliano Carlomagno, fundador da Innoscience (consultoria em inovação), e referência nacional em processos inovadores em grandes empresas, é necessário que as companhias entendam o valor agregado de contar com um setor/parceiros de inovação dentro de sua operação.

Para ele, existem três modelos que traduzem o papel da área de inovação dentro de uma grande empresa:

1. Inovação como articulador de inovação

Esse modelo aponta que é preciso entender e abraçar a inovação como cultura antes de tentar imprimi-la no seu modelo de negócio. Ela tem que estar antes nas ferramentas, nas práticas, nas pessoas. Isso colocaria um setor de inovação como articulador para os setores de negócios, promovendo um ambiente mais inovador de forma orgânica.

2. Inovação como executor de projetos

Às vezes, inovar nos processos do negócio não é suficiente, a empresa precisa de algo mais imediato e palpável. Nesses casos, elas optam por implementar projetos, esses que irão ser desenvolvidos por um setor de inovação. Com isso, essa área tem time, orçamento e ferramentas independentes, mantendo sua interação com o time de negócio mínima, e entregando os resultados de cada projeto.

3. Inovação como articulador e executor

Unindo os dois primeiros modelos, temos um conceito onde o setor de inovação tanto articula e fomenta processos, quanto lidera projetos inovadores. O desafio desse modelo está em equilibrar esses dois papéis. É necessário lidar com demandas do setor, expectativas da direção, perfis diferentes de profissionais, desalinhamentos de budget e estratégia entre as unidades de negócios e os projetos. Uma solução, nesse caso, é dividir a área/parceiros de inovação. Um grupo se mantém com foco em articulação com a unidade de negócios, e outro com foco em projetos inovadores e diferentes, que poderão ser incorporador pelo negócio mais tarde.

Há diferentes formas de posicionar a área de inovação numa empresa. O modelo de prestação de serviço ou de gestão e execução de projetos têm desafios, papeis e demandas de estrutura e recursos distintos. A definição do melhor modelo depende da estratégia de inovação de cada empresa e sua ambição de crescimento.

Maximiliano Carlomagno

Bosch Challenge Day for Startups: fotos do evento

Sobre o Inventsys FMS

Nós entendemos a Gestão de Serviços e de Facility como um ecossistema extremamente complexo – desde retenção de talentos, passando por serviços internos, e chegando até otimização de custos: todos são atribuições da área de FM. Para gerenciar tudo isso, o gestor precisa de uma plataforma digital que atenda a área como um todo, e que lhe conceda visão geral de sua operação em tempo real.

Nossa solução, o Inventsys FMS, integra checklists inteligentes, gestão de ativos e abertura de chamados, de forma automatizada. Além disso, a funcionalidade de abertura de chamados por parte dos colaboradores pode ser liberada para todos os funcionários da empresa, de forma gratuita.

Por essas e outras características que nossa solução foi selecionada no Bosch Challenge Day for Startups. Isso nos coloca como a única solução em gestão mobile para FM que cobre todos as necessidades do setor, de forma completa e parametrizável.

Você pode conferir mais detalhes técnicos em nosso guia de produto:

By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

E Mario Verdi | CEO Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.