Transformação Digital em voga: cuidados ao implantar uma gestão automatizada de serviços

Como já discutimos em alguns textos aqui no blog, a tendência da Gestão 4.0 é embasada na transformação digital que está modificando a dinâmica de trabalho (confira alguns textos aqui). Essa onda teve início na indústria da tecnologia e está tomando os demais mercados gradativamente.

O segredo do sucesso é, contudo, se preparar e dar o primeiro passo antes dos concorrentes. Ao invés de ser pego de surpresa com a “obrigação” de se atualizar, sua empresa tem a chance de ser pioneira, reeducar o segmento e sair na frente, deixando que os concorrentes corram para alcançá-la.

No caso de gestão de serviços (de Facility ou Utility), essa onda está chegando aos poucos, no Brasil. As empresas de origem norte-americana, por exemplo, já estão empenhadas nessa mudança, por influência de suas matrizes. Com isso, o desafio recai sobre as empresas originalmente nacionais, e as de menor porte. Aquela empresa de serviços que não acompanhar a velocidade dessa nova dinâmica – e as transformações que seus próprios clientes estão implementando – vai ficar pra trás!

A automatização da gestão de serviços será o diferencial estratégico entre empresas de sucesso, e as outras.

Mas o que fazer depois que você decidiu investir em transformação digital na sua gestão de serviços?

Essa é a fase onde você pesquisa, conversa com colegas do setor, faz contatos, marca demonstrações e encontra a solução tecnológica que mais atende a sua operação, e que traz mais vantagens competitivas para sua empresa.

Confira os cuidados que você deve ter antes de fechar negócio.

Detalhe: o exercício que citamos no final é o mesmo que aplicamos com nossos próprios clientes, com o objetivo de entregar uma solução realmente completa pra necessidade deles.

O que esperar de uma tecnologia para Gestão de Serviços?

Como você deve ter percebido, nos últimos anos, o que mais se fala é em transformação digital. Embora possa parecer que muitas vezes se diz mais do mesmo, esse movimento é real e está sendo discutido nas salas de reuniões das maiores diretorias do mundo, nesse exato momento. Por isso, por mais saturado que pareça, esse processo, na prática, ainda está bem embrionário aqui no Brasil. Como você pode ver com maior profundidade no texto que publicamos aqui sobre o que esperar de uma gestão digitalizada, a maioria dos gestores brasileiros assume que está ficando para trás do restante do mundo em planejar e implementar processos de digitalização.

Se você optar por não ser um deles, veja alguns pontos que podem ser interessantes pensar antes de se digitalizar:

A Parceria Certa em Serviços de Facility

Parcerias, de qualquer natureza, podem ser o diferencial estratégico que leva sua empresa para outro patamar. O cliente que te recomenda por um serviço de boa qualidade – é o melhor tipo de parceiro! Um canal de vendas que entrega resultados consistentes – a parceria mais comum no mundo dos negócios. E há, também, o fornecedor que se integra ao seu negócio de uma forma tão personalizada que se torna parte da sua equipe. Essa terceira é a parceria mais difícil de encontrar, mas também a mais duradoura. Pois se as duas empresas funcionam bem juntas, elas só tendem a crescer e, então, ampliar os resultados dessa parceria.

Em gestão de Facility, essa parceria é ainda mais crucial. Isso porque, as métricas de avaliação do setor (leia mais sobre métricas de FM aqui) estão intrinsecamente ligadas aos serviços prestados por seus fornecedores. Dessa forma, estabelecer parcerias de sucessos, conseguir visualizar suas operações como um todo e extrair dados e relatórios dessas interações são um grande diferencial.

Observe o Mercado de FM

Pesquisas diversas já confirmaram que a indicação de um amigo/colega é uma publicidade mais efetiva do que qualquer mídia paga. O mesmo vale para quando você pode constatar, diretamente, se determinada solução funciona para um problema semelhante ao seu. Por isso, na hora de escolher um parceiro tecnológico para abarcar a sua gestão de serviços, olhe para o que o seu segmento está fazendo, peça indicação de colegas de mercado, leia cases de empresas que você admira. Pesquise e se informe antes de entrar em contato com possíveis fornecedores.

Uma dica sobre fornecedores de tecnologia, baseados no time da Inventsys: o objetivo é sempre entregar uma solução que realmente se encaixe com o que o cliente precisa. Por isso, nosso discurso não é de “venda”, ele é estratégico (e às vezes técnico), para termos certeza que nossa solução atenderá determinada empresa.

Isso se dá porque tecnologia como serviço (SaaS – software as a service) é um processo, não apenas o momento do fechamento de um contrato. Se determinada solução não for realmente adequada para sua empresa, esse problema vai aparecer logo em seguida, e o fornecedor é quem tem que correr para entregar o que prometeu. Não se trata de um produto que você só compra uma vez. Por isso, depois que você souber bem o que está procurando para sua empresa, conversar com os fornecedores de tecnologia é um passo bem esclarecedor, de forma geral.

Teste!

Sugerimos, ainda, marcar demostrações e implementar projetos pilotos sempre que possível. Na Inventsys, por exemplo, nós pedimos que o potencial cliente escolha o processo de sua operação que mais lhe causa dor, no dia-a-dia. E, então, demostramos como a gestão desse serviço funciona através de nossa plataforma. Isso ajuda o cliente e a gente a dimensionar a aderência da empresa à nossa solução, e vice-versa.

Além dessa sessão de demostração, o cliente pode firmar conosco um projeto de piloto. A ideia funciona como um free-trial, onde ele pode usar a ferramenta na sua operação de serviços de forma integral, e completamente gratuita, por certo espaço de tempo (no momento, estamos trabalhando com 60 dias). Depois disso, ele decide se contrata realmente o serviço ou não, sem ter que pagar nenhum adicional pelo tempo utilizado indiferente da sua decisão.

Testar a real efetividade de uma ferramenta nessa complexidade, por tanto tempo e sem nenhum custo é um diferencial que apenas aluns fornecedores de software Saas poderão oferecer.

FM: Automatizando seus Processos

O que não pode faltar?

Quando você começar a ler sobre soluções em tecnologia, gestão automatizada de ativos e serviços de campo, IoT, transformação digital, etc., logo vai notar que parece que tudo se encaixa para sua empresa. Realmente, num mundo perfeito, todas as tendências digitais poderiam nos trazer ganhos.

Ao fim, é indispensável listar as funcionalidades que são realmente essenciais para sua operação. Contudo, não se engane! Também é importante manter a cabeça aberta para conhecer ferramentas que entreguem mais do que você precisa, desde que isso não comprometa aquilo que é essencial.

Um exercício interessante para responder esse questionamento é se perguntar:

Se eu tivesse uma varinha mágica, quais pontos do dia a dia da minha operação eu resolveria?

Responda em formato de itens, e seja objetivo. Depois disso, reveja cada resposta que você deu, e analise o item por dois vieses:

  • Qual a solução que tenho hoje? (se houver);
  • Como uma ferramenta tecnológica poderia me ajudar? (de forma prática).

Tente e nos deixe saber o que você descobriu!
Enviei e-mail com dúvidas para flahane@inventsys.com.br

O que significa ser sinônimo de transformação?

Desde berço, nos posicionamos como uma solução inovadora em transformação digital. Em 2019, essa premissa foi confirmada mais de uma vez pelo mercado. Em junho, fomos eleitos uma das soluções mais inovadoras do mercado brasileiro de tecnologias para Facility, Manutenção e Obras no ranking 100 Open Startups. Em agosto, fomos escolhidos para implementar um grande projeto de digitalização na fábrica da Bosch, após participar (e vencer) do Bosch Challenge Day for Startups.

Com o Inventsys FMS, nós buscamos entender a Gestão de Serviços e de Facility como um ecossistema extremamente complexo – desde retenção de talentos, passando por serviços internos, e chegando até otimização de custos: todos são atribuições da área de FM. Para gerenciar tudo isso, o gestor precisa de uma plataforma digital que atenda a área como um todo, e que lhe conceda visão geral de sua operação em tempo real.

Nossa solução integra checklists inteligentesgestão de ativos e abertura de chamados, de forma automatizada. Além disso, a funcionalidade de abertura de chamados por parte dos colaboradores pode ser liberada para todos os funcionários da empresa, de forma gratuita.

Quer saber mais sobre a gente?

Acreditamos que não tem mal nenhum em perguntar! Entre em contato com a Inventsys, via formulário, e-mail e até whats app. Podemos tirar dúvidas, te explicar mais sobre nossa plataforma ou já marcar uma demo. Você que escolhe! Acesse nosso guia de produto:

By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.