Gestão de Ativos: alcançando eficiência nos serviços de Facility

Contra fatos não há argumentos, não é mesmo? Por isso, quando discutimos gestão de ativos, gostamos de trazer alguns cases e números para exemplificar como uma gestão eficiente do corpo de ativos pode transformar os processos internos de uma empresa.

Alguns dados:

Nosso cliente Querodiesel gerencia mais 2000 ativos dispersos em seus clientes, localizados em todo o interior do Rio Grande do Sul, além de implantar formulários de satisfação do cliente. Saiba mais sobre o case aqui.

A Osesp Serviços, de São Paulo, e um dos maiores cases do Inventsys FMS, gerencia todos os ativos de seus clientes através da plataforma, poupando tempo, dinheiro e pessoal em seus processos internos, entregando mais valor na sua prestação de serviços. Confira case completo aqui.

E, como você pode conferir em nosso site, nossos números oficiais já ultrapassam 300 mil ativos cadastrados e sendo gerenciados através da plataforma, com cerca de 2,4 milhões de eventos registrados, tudo isso gerando mais de 20 mil ordens de serviço digitais, por mês.

Ou seja, os números atestam: gestão de ativos já é regra no segmento de serviços. Como você está lidando com essa tendência?

Asset Management: Gestão é Inteligência

Para compreender o que seria uma gestão de ativos eficiente para o segmento da sua empresa, o segredo é tentar entender o que mais traria valor para seu cliente, estando ele ligado direta ou indiretamente aos ativos.

Nesse momento, é importante citar que, em plataformas mais modernas, você pode eleger praticamente qualquer coisa a ativo, e monitorar suas interações. Com isso, ativo não é somente um equipamento ou objeto. Pode ser um espaço (uma sala ou um andar inteiro), e até mesmo uma pessoa (para gerenciar liberação de acesso de visitantes, por exemplo). Quando você conta com uma solução realmente completa, o céu é o limite do que você pode gerenciar em sua operação de Facility.

A partir disso, é importante buscar ferramentas que agreguem inteligência aos seus processos, seja tecnologia, produtividade ou otimização de recursos, por exemplo. Na verdade, já existem soluções no mercado que entregam isso e muito mais, como o Inventsys FMS.

Algumas features importantes que você deve buscar nas soluções do mercado:

  • Funções Inteligentes: é imprescindível buscar ferramentas que vão além do básico (somente digitalizar ordens de serviço, montar calendários de atendimentos, etc.). Para que você alcance uma real gestão de seus ativos dispersos, deve contar com parceiros que vão além. Interessante seria ter acesso a checklists inteligentes, que disparam workflows independentes, baseados na resposta de um campo de formulário – leia mais aqui. Ainda, você poder customizar diversas funções da plataforma de gestão de serviços e ativos, que estejam de acordo com suas regras de negócio, lhe garantiria um alto nível de personalização e assertividade nos atendimentos;
  • Mobile de Verdade: não adianta mais ser mobile friendly, ou ter uma versão para celular, que mostra apenas algumas funções. Ser realmente mobile significa uma plataforma completa na palma da sua mão, sem restrições. Na verdade, até mesmo se ater à conexão de internet pode ser um empecilho. O Inventsys FMS, por exemplo, atua também no modo offline, guardando as informações no próprio celular, e sincronizando com o banco de dados assim que o usuário estiver conectado novamente. Para os lugares em que a conexão com a internet não é problema, tanto o gestor (app manager), quanto o prestador de serviço (app operacional), contam com dados em tempo real, conseguindo acompanhar atualizações no instante que são realizadas. Ainda, é interessante uma ferramenta mobile que conte com praticidades como tradução de áudio para texto nos relatórios de serviços e assinatura touch (na tela do celular), para ordens de serviço que exigem aprovação final.

Está bem legal pensar que todas essas features podem estar em um só lugar, você não concorda? Pois bem, temos mais:

  • Big Data: o futuro dos negócios está na análise de dados – você já deve ter ouvido isso. Ou seja, é uma demanda que você já devia estar buscando para suas ferramentas de gestão. A nossa solução tem integração com o Power BI, da Microsoft, e pode entregar os mais variados relatórios e gráficos, baseados nos dados gerados pela sua gestão de ativos. Essa análise lhe possibilita realizar planejamentos como previsão orçamentaria, identificação e correção de gargalos, redução de custos, projeções de produtividade, etc. Além disso, contando com histórico do ativos, você pode visualizar quais geram mais OSs, consomem mais insumos, demandam mais tempo/dinheiro, mobilizam mais prestadores, e muitas outras informações que são muito importantes para manter seu campo de ativos otimizado.
  • Tecnologia de Ponta: encontrar uma solução tecnológica para gerenciar seus ativos dispersos, como já estabelecemos, é uma demanda do momento em que vivemos, num mercado cada vez mais competitivo. Mas, relembramos, você pode escolher uma plataforma que vá além. Focando já em tendências para o setor de serviços de Facility e Utility, temos features mais básicas, como a emissão e leitura de QR Code para a gestão dos ativos, e orientação da equipe via geolocalização. Como temos, também, funcionalidades mais promissoras, como um sistema pronto para conexão com IoT (Internet of Things). A tecnologia de internet das coisas está chegando vagarosa ao Brasil, mas o software Inventsys FMS já está pronto para conversar com sensores que “leem” a situação dos ativos, e disparam workflows de forma completamente independente. Esse é o futuro da gestão de ativos, e já estamos preparados.

Tecnologia não precisa ser complicada

A tecnologia já faz parte da vida cotidiana de quase todos os trabalhadores modernos (mais sobre aplicativos na rotina da organização aqui). Hoje, com o avanço da mobilidade corporativa, já temos equipes de limpeza executando tarefas que são registradas em dispositivos móveis, agilizando de maneira impressionante os processos de controle e compartilhamento de informação. Como a Dona Clarice, profissional com 32 anos de serviço, que foi treinada para usar um sistema de registro digitalizado de tarefas e já é exemplo na equipe. Ela agora cumpre suas rotinas de trabalho seguindo o planejamento feito por um sistema 100% digitalizado, que emite Ordens de Serviço rastreáveis diretamente para o smartphone corporativo dela. “Me sinto feliz de estar participando desta mudança. É bem mais fácil do que a gente pensa e, no final, é melhor para todo mundo. E eu ainda fui escolhida para ensinar outras colegas”. Por isso, acreditamos numa tecnologia acessível a todos com simplicidade e eficiência.

Ainda, essa atenção maior ao bem estar dos colaboradores, em todas as instâncias, é o coração da tendência do Workplace Experience (leia mais aqui), que vem sendo cada vez mais discutido na área de Facility. Com isso, há um movimento todo dedicado a tornar o ambiente de trabalho mais atrativo e inovador, sem perder de vista o bem estar das pessoas que trabalham nele, e a tecnologia é a ferramente mais otimizada para essa missão.

Inventsys FMS: uma ferramenta completa

Para além das funcionalidades que citamos ao longo do texto, focando na gestão de ativos, o sistemas Inventsys FMS conta com módulos para gestão de serviços, SLAs, chamados dos colaboradores e muito mais. Você pode acessar mais informações em nosso site, e preencher formulário de contato aqui para agendar uma call de demostração.

Para uma visão mais completa do software e dados técnicos, baixe nosso guia de produto:

Confira mais alguns materiais interessantes para Facility Management:

FM Estratégico x Operacional: essa característica paradoxal, e muito mais, é discutida em nosso e-book que analisa em profundidade dados de pesquisa RICA/IFMA. Saiba como baixar infográfico aqui.

Análise Comentada da ISO 41013: discutimos conceitos e benefícios de Facility Management, segundo a nova ISO. Faça download aqui.


By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.