Pesquisa sobre Inovação em Facility no Brasil: o que o setor tem a dizer?

Pesquisa Nacional: Inovação em FM

Nossa pesquisa sobre Inovação em Facility no Brasil nasceu do anseio de saber mais sobre o momento atual do setor, frente a diversas transformações que estão acometendo o mercado: desde gestão 4.0 e transformação digital, até a chegada dos millennials no mercado de trabalho. Como uma solução tecnológica inovadora para o setor de FM e serviços, entender esse momento da área é muito importante para nós.

Ao todo, contamos com quase 100 respostas ao formulário online que foi distribuído aos nossos públicos por lista de e-mails e Linkedin, e ficou no ar cerca de 30 dias (entre junho/julho de 2019). A pesquisa contou com profissionais de Facility ou áreas relacionadas, de grandes empresas do Brasil, onde o cargo Coordenador de Facilities foi o da grande maioria.

Segue abaixo, trecho da análise de algumas das questões dissertativas, que pediam que o participantes escrevesse sua resposta à uma questão bem ampla, o que nos permitiu ter maior profundidade em nossas considerações.

No momento, a pesquisa completa foi disponibilizada apenas para quem respondeu o questionário. Se quiser receber o material completo, você pode se inscrever nesse link, baixando algum dos infográficos que estão sendo disponibilizados. O e-book deve ser lançado para o público em geral até o fim do ano, e você será avisado por e-mail.

O que FM tem a dizer: questões sobre o futuro do setor

Quais dicas para quem está ingressando no mercado de FM, hoje?

Com relação ao futuro, a principal dica para quem está ingressando no setor hoje é especialização. Muitos dos respondentes afirmaram que é muito importante manter o conhecimento atualizado, através de treinamentos, capacitações, participação em eventos e feiras do setor. Mas muitos deixaram claro a necessidade de um conhecimento especializado. Alguns sugeriram a importância de um perfil de engenheiro, mas cremos que esta visão vem justamente da falta de alguém mais técnico no time de Facility em algumas operações.

O grande desafio do perfil de Facility vem da sua multidisciplinaridade. Nenhum profissional será abrangente o suficiente para atender com maestria todas as facetas do FM. Por isso, é muito importante a noção de que a melhor performance virá da construção de uma equipe diversa e capaz. Sugerimos que a liderança desta equipe esteja alinhada com um dos perfis apresentados em nosso estudo sobre a relevância da área de FM de acordo com o foco estratégico de cada empresa.

Assim, uma empresa com foco em produção e performance, deveria ter como líder de FM um profissional da área de engenharia, para conseguir entender os desafios de produtividade e performance, tendo como assistentes um profissional da área administrativa financeira, para colaborar com os cálculos de otimização e resultados.

Bem como, alguém da área de comunicação ou design, por exemplo, para apoiar na coesão entre colaboradores ou investir em ideia inovadoras para obter melhores resultados em conjunto com o olhar mais técnico do engenheiro. A composição deste time e a relevância de cada componente é que fará a diferença no desempenho do setor dentro da organização.

31% das dicas citam que o profissional de FM do futuro deve buscar ser cada vez mais estratégico.

PESQUISA INVENTSYS/2019

Também foi muito destacado dentro deste aspecto, a questão da importância do relacionamento interpessoal da área de FM. O Facility Manager precisa, cada vez mais, dominar técnicas de endomarketing e comunicação, além de ter uma vocação para servir, pois a área de facility é muito requisitada como área de infraestrutura de retaguarda. Uma respondente afirma o seguinte:

“Neste sentido, estar preparado para deixar tudo pronto para os outros e não receber o devido reconhecimento é uma das principais insatisfações dos coordenadores de Facility.”

PESQUISA INVENTSYS/2019

Dicas rápidas para que vai atuar em FM:

1. Sempre demonstrar o progresso das intervenções e documentar antes e depois;
2. Dominar a tecnologia de automação e análise de dados e métricas de performance;
3. Ser detalhista, acompanhar processo até o final e cobrar qualidade;
4. Ter vocação para servir;
5. Ter visão sistêmica e atuar como membro de uma equipe;
6. Conhecer bem toda a estrutura de custos;
7. Ter perfil motivador e ser acessível para manter as equipes engajadas;
8. Valorizar os processos e sistemas voltados a padronização;
9. Ter empatia para se colocar no lugar dos clientes internos e externos;
10. Estar sempre disponível sem perder o senso de importância, relevância e urgência – Matriz GUT.

Matriz de Priorização de GUT (Gravidade x Urgência x Tendência) foi proposta por Charles Kepner e Benjamin Tregoe, em 1981. O objetivo desta ferramenta é priorizar, de forma racional, as ações, levando em consideração a GRAVIDADE (poder dos danos), a URGÊNCIA (o quão provável é a ocorrência), e a TENDÊNCIA (chance de que venha a ocorrer), de um dado fenômeno, permitindo escolher a tomada de ação mais eficaz. Liste os problemas ou pontos de atenção e pontue para cada uma das grandezas GUT. Multiplique as colunas e tenha o resultado da priorização mais racional.

Matriz GUT

Como você imagina a profissão do FM nos próximos 10 anos?

A maioria das respostas cita uma FM mais integrada com o business e com a operação, projetando um setor bastante competitivo com profissionais muito capacitados. Outros alegam que o termo FM tende a desaparecer, tornando-se algo mais amplo e significativo como Workplace&Experience Management, termo o que já está sendo discutido internacionalmente.

Na Inventsys, já trabalhamos com o conceito Workplace Experience em nosso software. Tecnologia e inovação de processos também marcam presença num grande número de respostas, projetando que as áreas de FM, manutenção e conservação irão abraçar soluções tecnológicas (como internet das coisas, automação e telegestão). Segundo os respondentes, esse movimento deve ampliar a abrangência do FM nas organizações. Contudo, alguns respondentes estão temerários que a área de Facility se mantenha engessada por falta de inovações e iniciativas.

A grande maioria cita um setor mais profissionalizado e valorizado, e para isso elege cursos superiores e FM e inovação tecnológica como o caminho a se seguir. Muitos também citam a automação de processos e sistemas integrados como fatores chave para a eficiência operacional em FM. Um respondente afirma ser necessário:

“Saber lidar com sistemas e tecnologias mais complexas, atualizar-se constantemente em diversas áreas. Criar times com performance arrojada. Cada vez mais estar ao lado de seu cliente entendendo e respondendo às suas demandas.”

PESQUISA INVENTSYS/2019

Quando o assunto é inovação, diversas funcionalidades são citadas pelos respondentes: IoT, gestão de ativos, gestão de contratos, dados em tempo real (gestão on line/real time), sistemas que integram todas as operações, automação de processos, relatórios dinâmicos (BI)… Maior valorização do cliente interno (colaboradores), também é amplamente citada. Os pontos levantados são: bem-estar e satisfação com o ambiente de trabalho, valorização do time, cultura organizacional, entre outros. Um profissional de FM reafirmou foco no conceito de Workplace Experience:

‘‘Acredito que a preocupação com o bem estar dos colaboradores seja prioridade na cultura das empresas, e FM tem papel muito importante pois concentra-se exatamente na satisfação do cliente interno. Facilities está intimamente na retenção destes clientes.’’

PESQUISA INVENTSYS/2019

Série de Infográficos Exclusivos

Você quer baixar o e-book completo da pesquisa? Ele deve ser lançado para o público em geral até o final desse ano. Por enquanto, você pode se inscrever nesse link para garantir série de conteúdos com base nos dados da pesquisa, e ser avisado assim que o material completo estiver disponível. Acesse e baixe:


Saiba mais sobre nossa solução completa para gestão digital de Facility:


By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.