Pesquisa brasileira revela o que Coordenadores de Facility esperam das tecnologias de apoio

Pesquisa Nacional: Inovação em FM

Nossa pesquisa sobre Inovação em Facility no Brasil nasceu do anseio de saber mais sobre o momento atual do setor, frente a diversas transformações que estão acometendo o mercado: desde gestão 4.0 e transformação digital, até a chegada dos millennials no mercado de trabalho. Como uma solução tecnológica inovadora para o setor de FM e serviços, entender esse momento da área é muito importante para nós.

Ao todo, contamos com cerca de 100 respostas ao formulário online que foi distribuído aos nossos públicos por lista de e-mails e Linkedin, e ficou no ar cerca de 30 dias (entre junho/julho de 2019). A pesquisa contou com profissionais de Facility ou áreas relacionadas, de grandes empresas do Brasil, onde o cargo Coordenador de Facilities foi o da grande maioria.

Segue abaixo, trecho da análise de algumas das questões objetivas, que pediam que o participantes escolhessem uma alternativa à uma questão pontual, esse método nos permitiu quantificar com mais precisão as respostas do questionário.

No momento, a pesquisa completa foi disponibilizada apenas para quem respondeu o questionário. Se quiser receber o material completo, você pode se inscrever nesse link, baixando algum dos infográficos que estão sendo disponibilizados. O e-book deve ser lançado para o público em geral até o fim do ano.

Facility em Números: Tecnologias para Facility Management

Quando tiramos a questão de custo da equação (perguntando o que fariam com uma verba de 100 mil reais), quase 60% das respostas envolviam processos de inovação tecnológica. Muitos citam que sua real necessidade é uma plataforma integrada, onde seja possível gerenciar todas as áreas da operação de Facility: manutenção, limpeza, segurança, portaria, recepção, frota, contratos em geral. O objetivo é alcançar uma visão geral, que propicie o gerenciamento inteligente e baseado em dados. Alguns gestores citaram o ruído na comunicação com seus públicos (fornecedores, colaboradores, cliente final, diretoria, etc.)

Quais são as funcionalidades mais importantes em um software de FM?

Nossa pesquisa tinha o viés de pensar o cenário de FM, no Brasil, através da inovação e tecnologia. Logo, algumas questões eram focadas em soluções de softwares e equipamentos que possam auxiliar a área a ser mais produtiva e estratégica. 

Pensando nessa premissa, e nas funcionalidades que nosso software Inventsys FMS já possui, perguntamos aos participantes quais delas é a mais interessante para sua operação de Facility – lembrando que estamos falando de um espectro bem variado de empresas (grande, médio e pequeno porte; tomadores e prestadoras de serviço, empresas tradicionais ou mais inovadores, empresas de bens e/ou serviços; brasileiras e multinacionais; etc.).

Para a maioria (14,6%), a possibilidade de gerenciamento de operações distintas em uma única plataforma é a mais interessantes entre as mais de dez respostas disponíveis. Isso conversa com o que muitos escreveram em suas respostas discursivas: a necessidade de uma plataforma que integre todas suas operações (manutenção, limpeza, segurança, portaria, recepção, frota, contratos em geral), buscando uma visão geral e em tempo real dos serviços de Facility. 

Novamente, o segundo lugar também é bem próximo ao que diversos respondentes já indicaram ao falar de automação. Com 14% das respostas, a feature customização de rotinas de manutenção, limpeza com avisos automatizados é apontada como extremamente importante para a otimização das operações de FM.

Isso conversa com o que muitos escreveram em suas respostas discursivas: a necessidade de uma plataforma que integre todas suas operações (manutenção, limpeza, segurança, portaria, recepção, frota, contratos em geral), buscando uma visão geral e em tempo real dos serviços de Facility.

PESQUISA INVENTSYS/2019

O terceiro e quarto lugares, praticamente empatados em torno dos 11% de respostas, temos a visualização em tempo real e de forma mobile de todos os detalhes das operações, e a utilização da mesma plataforma para todos os envolvidos (gerência e colaboradores). 

Quais softwares de FM você conhece?

Essa questão tinha o objetivo de nos ajudar a situar a Inventsys entre os outros grandes players do mercado de tecnologias para Facility. Contudo, o resultado foi extremamente surpreendente e nos fez pensar sobre os processos de inovação que estão realmente chegando aos gestores de Facility.

Quase 40% dos participantes da pesquisa não conheciam nenhuma ferramenta de gestão de serviços de Facility. Esse número é surpreendente devido ao fato de que a digitalização é uma das tendências mais discutidas nas organizações, no Brasil e no mundo. O fato de que quase metade da nossa amostragem nunca havia ouvido falar das principais soluções do mercado é um indicador de como Facility Management ainda se encontra afastado do escopo estratégico das empresas, que já pensa a transformação digital há anos.

Facility, por sua natureza operacional, acaba por vezes ficando presa nos problemas do dia-a-dia, e não vê as soluções que o mercado da tecnologia tem criado especificamente para seus problemas.

Em segundo lugar, a opção mais selecionada foi o software Engeman, com 27,8% das respostas. Isso era esperando por esse ser um dos sistemas pioneiros no Brasil, criando ainda nos anos 90, e ter foco em manutenção (o setor que normalmente mais trabalha com ordens de serviços e gestão de equipes de campo). Mais moderno, mas ainda bastante robusto, o Leankeap ficou com 14,3% das respostas. O software, criando em 2005, também tem mais foco em manutenção. Interessante o fato de alguns produtos muito tradicionais de mercado como o software da Dinamarquesa IFS e módulos
específicos de ERPs como Totvs e SAP não aparecerem na pesquisa.

Nós, a Inventsys, ficamos em terceiro lugar entre os softwares mais lembrados, abarcando 12,7% das respostas. Nossa solução surge em 2015, e busca fugir de um sistema tradicional voltado para manutenção, focando mais em entregar inteligência (acompanhamento em tempo real da equipe e dos chamados, abertura de chamados pelos colaboradores, gráficos e relatórios, integração com IoT, e checklists inteligentes que conversam com processos automatizados). Saiba mais sobre o Inventsys FMS aqui.

Como você se mantém informado sobre o setor?

Falando em tecnologia, também perguntamos aos profissionais do setor sobre suas fontes de conteúdo nessa era digital. Sobre as principais fontes de informação e networking utilizadas pelos profissionais da área destaca-se, em primeiro lugar, o Linkedin (perfis de colegas e figuras interessantes e company pages). Logo em seguida, temos o portal e eventos da ABRAFAC. Fontes específicas citadas nos depoimentos são o Grupo Mulheres de Facilities e a Revista Infra.

Infográfico: Tecnologias para Facility Management

Você quer baixar o e-book completo da pesquisa? Ele deve ser lançado para o público em geral até o final desse ano. Por enquanto, você pode se inscrever nesse link para garantir série de conteúdos com base nos dados da pesquisa, e ser avisado assim que o material completo estiver disponível. Acesse e baixe infográfico sobre Tecnologias para Facility Management.


By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.