Os grandes desafios de Facility Management, segundo profissionais brasileiros

Pesquisa Nacional: Inovação em FM

Nossa pesquisa sobre Inovação em Facility no Brasil nasceu do anseio de saber mais sobre o momento atual do setor, frente a diversas transformações que estão acometendo o mercado: desde gestão 4.0 e transformação digital, até a chegada dos millennials no mercado de trabalho. Como uma solução tecnológica inovadora para o setor de FM e serviços, entender esse momento da área é muito importante para nós.

Ao todo, contamos com quase 100 respostas ao formulário online que foi distribuído aos nossos públicos por lista de e-mails e Linkedin, e ficou no ar cerca de 30 dias (entre junho/julho de 2019). A pesquisa contou com profissionais de Facility ou áreas relacionadas, de grandes empresas do Brasil, onde o cargo Coordenador de Facilities foi o da grande maioria.

Segue abaixo, trecho da análise de algumas das questões dissertativas, que pediam que o participantes escrevesse sua resposta à uma questão bem ampla, o que nos permitiu ter maior profundidade em nossas considerações.

No momento, a pesquisa completa foi disponibilizada apenas para quem respondeu o questionário. Se quiser receber o material completo, você pode se inscrever nesse link, baixando algum dos infográficos que estão sendo disponibilizados. O e-book deve ser lançado para o público em geral até o fim do ano.

O que FM tem a dizer: questão sobre desafios do setor

E se você tivesse uma varinha mágica?

Grande maioria dos respondentes usaria a “magia” para resolver problemas de relacionamento com fornecedores, ou dentro da própria empresa, em relação a FM. Tecnologia e inovação também são citadas diversas vezes como solução para problemas de processos, comunicação e gestão de equipes. As features mais mencionadas, novamente, são automação, concentrar operações na mesma plataforma, BI (inteligência de dados), etc. A questão de custo também é mencionada como bastante problemática, e os gestores de FM estão sempre em busca de soluções para essa questão. Um deles busca uma forma de “otimizar custo sem estresse”. Uma das questões mais carentes em Facility é a valorização do setor dentro da organização. Interessante citar que em pesquisa internacional RICS/IFMA, que analisamos antes de nossa pesquisa brasileira, esse era exatamente um dos principais desafios: dificuldades em gerar valorização de FM pela direção da empresa. O primeiro lugar nesse ranking ficou com redução e custos. As respostas de nossa consulta aqui no Brasil corroboram com este primeiro estudo.

Um dos respondentes investiria sua mágica na colaboração:

“Criaria um grupo de trabalho para discussão, troca de informações sobre indicadores aplicados na área de FM”.

PESQUISA INVENTSYS/2019

Isso conversa com uma das premissas que defendemos na Inventsys: acreditar no seu time para a construção de uma inteligência coletiva e uma gestão colaborativa. Fique atento para nosso próximo material, que deve focar nessa tendência!

Termos mais citados pelo respondentes:

O que você faria com recursos de R$ 100.000,00 em FM?

Um dos termos mais citados pelos respondentes é Inovação e Tecnologia, voltado à processos, produtividade e retenção de talentos. Alguns projetos que os Facility Managers investiriam:

  • Qualificação do time de FM; 
  • Revisão de processos;
  • Investimento em automação;
  • Aumento de escopo.

Muitos citam que sua real necessidade é uma plataforma integrada, onde seja possível gerenciar todas as áreas da operação de Facility: manutenção, limpeza, segurança, portaria, recepção, frota, contratos em geral. O objetivo é alcançar uma visão geral, que propicie o gerenciamento inteligente e baseado em dados. Alguns gestores citaram o ruído na comunicação com seus públicos (fornecedores, colaboradores, cliente final, diretoria, etc.).

Eles apontam a necessidade de “um sistema mais eficaz de comunicação com os meus clientes que não fosse e-mail, WhatsApp ou ferramentas internas do tipo Messenger”. Essas mensagens recebidas de forma desconexa, aleatória e sem acompanhamento de chamados e execuções se torna um grande problema no dia a dia de FM. Muito, até mesmo, falam em ser parados no corredor com demandas que ele vai acabar esquecendo antes de voltar para sua sala. Esses gestores apontam inovação de processos e tecnologia de gestão como a solução para tal impasse.

Pode ser notado como diversas respostas citam a análise de dados e relatórios em tempo real como base para a tomada de decisão em FM, fugindo de análises mais básicas, focadas apenas em redução de custos, e não otimização. Muitos dos respondentes que citam inovações tecnológicas e processuais, também falam em treinamento e investir na formação de profissionais mais especializados.

58% dos participantes investiriam em inovação e tecnologia em seu departamento de Faclity

PESQUISA INVENTSYS/2019

Percebe-se, com isso, que parte do valor “cedido” seria investido tanto em pessoas quanto em sistemas de gestão. A resposta de uma profissional de FM contribui para essa tendência da valorização do colaborador ao indicar que investiria todo o valor para “transformar o ambiente de trabalho mais confortável para os colaboradores”.

Interessante, também, que alguns gestores foram bastante enfáticos ao citar investimentos na implementação de processos sustentáveis. Surgiram ideias como energia solar, reaproveitamento da água da chuva, plástico zero, etc.

Do mais, não fugimos muito do básico: diversas respostas tinham foco em redução de custos (implementar processos para redução de custos, buscar soluções para otimizar custos, e redução de equipes, etc.). Ainda, investimento em problemas com HVAC (climatização, manutenção de ar-condicionado, etc.) também foram citados diversas vezes. Além disso, alguns participantes elegeram os fornecedores como foco de seu investimento, como sugeria a pergunta.

Termos mais citados nas respontas do participantes:

Na prática: quais os desafios da rotina dos profissionais de Facility?

Quando perguntados quais os maiores problemas do dia-a-dia de Facility Management, no Brasil, a maioria confirmou, novamente, o que estava sendo levantado até aqui: Redução de Custos é o maior desafio para quase 30% dos respondentes da nossa pesquisa. Com isso, o segundo lugar fica com Qualidade do Serviço, com 23,4%. E o terceiro ponto mais desafiador, segundo Facility Managers brasileiros, é a Valorização da Área de FM, com 18% das respostas.

Novamente, fica claro qual ainda é o maior desafio para a área de FM, no Brasil e no mundo. Afinal, nossa análise pesquisa RICS/IFMA, já havia constatado que o foco em custos ainda é o fator que norteia o gerenciamento de Facility e dificulta o pensamento mais estratégico da área.

Infográfico: Análise de Dados em Facility Management

Você quer baixar o e-book completo da pesquisa? Ele deve ser lançado para o público em geral até o final desse ano. Por enquanto, você pode se inscrever nesse link para garantir série de conteúdos com base nos dados da pesquisa, e ser avisado assim que o material completo estiver disponível. Acesse e baixe infográfico sobre Desafios em FM: Análises de Dados.


By Flahane Roza | Conteúdo Inventsys | Linkedin

Autor: inventsysfms

Somos uma start up desenvolvedora do sistemas Inventsys FMS e AMS, a primiera solução desenvolvida exclusivamente para o setor de Facility Management e Utility Services do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.